Primeiros Passos: Ideia X Faculdade

Agora que já sabemos o que é uma Empresa Júnior, continuamos a série de postagens baseadas no DNA Júnior, aprendendo a lidar com as Instituições de Ensino Superior.

Instituições de Ensino Superior – Privadas:

Neste caso, com base em fatos históricos, pode-se inferir que a iniciativa é relativamente tranquila. Atualmente, as IES têm investido bastante em programas de incentivo ao empreendedorismo. Desta forma, a IES tende a ser mais flexível com a ideia de fundação de uma empresa júnior e a negociação, em geral, é eficiente. Outra tendência observada é bem mais animadora.
As IES privadas têm, elas próprias, fomentado a criação das EJ`s, percebendo a importância desta experiência no processo de aprendizado do aluno. Em outras palavras, o fluxo é inverso, ou seja, de “cima para baixo”.Neste caso, os alunos não costumam sofrer com burocracia.
Outro fato bem interessante, marcado pela dualidade, é o processo de ranking promovido pelo MEC. Pensando-se em disseminar o conceito de empresa júnior entre as Universidades brasileiras, a Brasil Júnior interveio junto ao governo e propôs uma mudança estrutural nos critérios de avaliação das IES. A partir de então, as IES que adotarem uma empresa júnior na sua estrutura serão mais bem cotadas na pesquisa que elege as melhores Universidades.

Nas Instituições de Ensino Superior – Pública:

A cessão do espaço físico é, notoriamente, a principal batalha. Como as IES não costumam ter salas ociosas, muitas vezes não há como instalar a EJ. Portanto, para agilizar o processo, entre em contato com o coordenador do seu curso e apresente um documento, explicando os objetivos da empresa júnior, caso a faculdade ainda não tenha o conhecimento sobre a ideia. Apesar de ser muito importante para o desenvolvimento da empresa, muitas EJ começaram seus trabalhos antes mesmo de conseguirem um espaço para se estabelecer. Em algumas faculdades, a mobília é substituída entre curtos períodos de tempo. Lembre-se que a faculdade não é obrigada a doar o material; se não houver condições para conseguir a mobília, use métodos criativos para adquiri-la. Por fim, após observar o panorama das condições no qual você se encontra, procure vender a ideia para um professor que possa interceder junto aos coordenadores. Isto, sem dúvida, trará maior credibilidade à ideia de fundação da empresa júnior, abrindo caminhos mais facilmente transponíveis.

Para facilitar a negociação, em ambos os casos, recomendamos alguns argumentos que poderão resolver os impasses mencionados, caso ocorram:
  • A EJ propicia o desenvolvimento técnico e interpessoal dos alunos, tais como capacidade de gerenciamento, oratória, liderança, empreendedorismo, pro atividade entre outros.
  • Possibilidade de colocar o conteúdo teórico em prática.
  • É o elo entre a sociedade e o acadêmico. Este fato complementa a missão da Universidade, que é de desenvolver benefícios para o ambiente na qual ela está inserida.
  • Dar publicidade à Universidade.
  • Prática de responsabilidade social corporativa, através do voluntariado.

Se você ainda não leu, O que é uma Empresa Júnior? Clique aqui.








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